Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Imposto de Renda

A isenção de quota condominial do síndico não configura renda para fins de incidência do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Publicado por Pedro Militão
há 4 anos


O imposto de renda tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou de proventos de qualquer natureza.

Renda, para fins de incidência tributária, pressupõe acréscimo patrimonial ao longo de determinado período, ou seja, riqueza nova agregada ao patrimônio do contribuinte.

A quota condominial é a obrigação mensal imposta a todos os condôminos para cobrir gastos necessários à manutenção de um condomínio. Trata-se, portanto, de uma despesa, um encargo que é suportado pelos condôminos.

Assim, a dispensa do pagamento das taxas condominiais concedida ao síndico pelo trabalho por ele exercido não pode ser considerada como pró-labore, rendimento nem tampouco como acréscimo patrimonial.

Logo, não está sujeita à incidência do imposto de renda, sob pena, inclusive, de violar o princípio da capacidade contributiva.

Quando o síndico deixa de pagar a quota condominial não há uma alteração entre o patrimônio preexistente e o novo.

Não há o ingresso de riqueza nova em seu patrimônio que justifique a inclusão do valor correspondente à sua quota condominial como ganho patrimonial na apuração anual de rendimentos tributáveis.

Esse entendimento foi fixado: STJ. 1ª Turma. REsp 1.606.234-RJ, Rel. Min. Napoleão Nunes Maia Filho, julgado em 05/12/2019 (Info 662)

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações30
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações150
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imposto-de-renda/811033630

Informações relacionadas

Matheus Rodrigues, Advogado
Artigoshá 4 anos

10 direitos trabalhistas garantidos pela CLT

LAFAYETTE ADVOCACIA, Advogado
Artigoshá 2 anos

Impostos

Rafael Aquati, Advogado
Notíciashá 3 anos

Imposto de Renda 2021- Novidades

Josane Egídio da Silva, Gerente de Comercialização, Marketing e Comunicação
Notíciashá 5 anos

Imposto de renda

Imposto de Renda

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)